Conar define regras para publicidade de apostas e cassinos online

O mais relevante

  • O Conar define o que pode e o que não pode na publicidade de casas de apostas e cassinos online
  • O documento Anexo X apontou cinco princípios que devem ser o guia da publicidade para esse mercado
  • O Conar torna claro que toda a comunicação deve ter o foco no público adulto.

O que é permitido ou não na publicidade de casas de apostas e cassinos online

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) anunciou recentemente suas diretrizes para a comunicação de empresas no setor de iGaming no Brasil. Algo esperado e desejado pelo mercado após a sanção presidencial para lei de apostas.

Chamado de Anexo X, o documento será uma ferramenta essencial para que anunciantes, agências publicitárias, casas de apostas e cassinos online possam se comunicar com o público brasileiro seguindo a legislação vigente.

Quais regras de publicidade são definidas no Anexo X

O Conar buscou em experiências internacionais quais seriam as melhores práticas publicitárias para essa nova indústria que tanto cresce no país. O documento definiu ainda o que pode e o que não pode em cada formato, seja mídia online, seja mídia offline.

Segundo o texto, cinco princípios devem guiar esse tipo de publicidade no Brasil:

1 – Princípio da Identificação Publicitária

  • Toda publicidade deve ser facilmente identificada e reconhecida pelos consumidores;
  • O anunciante deve exibir – assim que definida a regulamentação – o número da licença e os canais de atendimento.

2 – Princípio da Veracidade da Informação

  • Toda a publicidade deve comunicar uma oferta verdadeira;
  • Está proibido promessas de ganhos certos ou apelos enganosos sobre isenção de riscos.

3 – Princípio da Proteção a Crianças e Adolescentes

As publicidades envolvendo apostas e os melhores cassinos online não terão crianças e adolescentes como o público-alvo da comunicação;
Toda peça publicitária deverá conter o símbolo 18+.

4 – Princípios de Responsabilidade Social e Jogo Responsável

  • Não associar apostas ao sucesso;
  • Não sugerir como uma alternativa ao emprego;
  • Não oferecer crédito ou empréstimos;
  • Não promover como uma forma de aliviar problemas.

5 – Cláusula de advertência: mensagens de jogo responsável

  • Toda publicidade deve motivar as pessoas a jogarem com responsabilidade;
  • Informar que apostas não funcionam como investimentos
  • Aposta é assunto para adultos.

Outros tópicos relevantes para a publicidade no ramo das apostas

Um dos focos do Anexo X é a proteção de jovens e adolescentes. Em peças publicitárias com imagens de atores e modelos, segundo o documento, “essas pessoas deverão ser e parecer maiores de 21 anos de idade”.

A comunicação pelas redes sociais deve usar canais, perfis ou influenciadores que tenham como o seu público-alvo os adultos. E todos perfis e páginas da Internet de empresas do ramo necessitam ser verificadas oficialmente, por meio de ícone de verificação de titularidade de serviço.

Conar_Regras Publicidade casa de apostas

Todas as recomendações acima foram celebradas, sobretudo pelos agentes do setor. Andre Gelfi, presidente do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), afirmou que o Anexo X “está em linha com as melhores práticas” e “são absolutamente pertinentes”

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Especialista em cassinos online e iGaming
Pedro tem vasta experiência no mercado publicitário, mas nos últimos anos tem se dedicado exclusivamente ao universo dos cassinos online. O objetivo dele é facilitar a vida dos jogadores brasileiros por meio de conteúdos fáceis de entender e sempre com informações relevantes. E como ele está sempre antenado nas últimas novidades do iGaming, o seu principal objetivo no OnlineCassino.com.br é compartilhar as melhores avaliações e promoções com os leitores.

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