![Conar define regras para publicidade de apostas e cassinos online](https://www.onlinecassino.com.br/wp-content/uploads/Conar_Regras_Publicidade-Casa-de-apostas.jpg)
O mais relevante
- O Conar define o que pode e o que não pode na publicidade de casas de apostas e cassinos online
- O documento Anexo X apontou cinco princípios que devem ser o guia da publicidade para esse mercado
- O Conar torna claro que toda a comunicação deve ter o foco no público adulto.
O que é permitido ou não na publicidade de casas de apostas e cassinos online
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) anunciou recentemente suas diretrizes para a comunicação de empresas no setor de iGaming no Brasil. Algo esperado e desejado pelo mercado após a sanção presidencial para lei de apostas.
Chamado de Anexo X, o documento será uma ferramenta essencial para que anunciantes, agências publicitárias, casas de apostas e cassinos online possam se comunicar com o público brasileiro seguindo a legislação vigente.
Quais regras de publicidade são definidas no Anexo X
O Conar buscou em experiências internacionais quais seriam as melhores práticas publicitárias para essa nova indústria que tanto cresce no país. O documento definiu ainda o que pode e o que não pode em cada formato, seja mídia online, seja mídia offline.
Segundo o texto, cinco princípios devem guiar esse tipo de publicidade no Brasil:
1 – Princípio da Identificação Publicitária
- Toda publicidade deve ser facilmente identificada e reconhecida pelos consumidores;
- O anunciante deve exibir – assim que definida a regulamentação – o número da licença e os canais de atendimento.
2 – Princípio da Veracidade da Informação
- Toda a publicidade deve comunicar uma oferta verdadeira;
- Está proibido promessas de ganhos certos ou apelos enganosos sobre isenção de riscos.
3 – Princípio da Proteção a Crianças e Adolescentes
As publicidades envolvendo apostas e os melhores cassinos online não terão crianças e adolescentes como o público-alvo da comunicação;
Toda peça publicitária deverá conter o símbolo 18+.
4 – Princípios de Responsabilidade Social e Jogo Responsável
- Não associar apostas ao sucesso;
- Não sugerir como uma alternativa ao emprego;
- Não oferecer crédito ou empréstimos;
- Não promover como uma forma de aliviar problemas.
5 – Cláusula de advertência: mensagens de jogo responsável
- Toda publicidade deve motivar as pessoas a jogarem com responsabilidade;
- Informar que apostas não funcionam como investimentos
- Aposta é assunto para adultos.
Outros tópicos relevantes para a publicidade no ramo das apostas
Um dos focos do Anexo X é a proteção de jovens e adolescentes. Em peças publicitárias com imagens de atores e modelos, segundo o documento, “essas pessoas deverão ser e parecer maiores de 21 anos de idade”.
A comunicação pelas redes sociais deve usar canais, perfis ou influenciadores que tenham como o seu público-alvo os adultos. E todos perfis e páginas da Internet de empresas do ramo necessitam ser verificadas oficialmente, por meio de ícone de verificação de titularidade de serviço.
![Conar_Regras Publicidade casa de apostas](https://www.onlinecassino.com.br/wp-content/uploads/Conar_regras-para-publicidade_cassino.jpg)
Todas as recomendações acima foram celebradas, sobretudo pelos agentes do setor. Andre Gelfi, presidente do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), afirmou que o Anexo X “está em linha com as melhores práticas” e “são absolutamente pertinentes”